Ricardinho é apresentado: 'Vamos colocar o Bahia entre os melhores'

27-05-2011 17:53

 

Meia, que tem contrato com o Tricolor até dezembro de 2012, ressaltou importância do coletivo e afirmou que o Atlético-MG é passado.

Ricardinho é apresentado no Bahia (Foto: Eric Luis Carvalho/GloboEsporte.com)Ricardinho é apresentado no Fazendão.

Os torcedores que estavam roendo as unhas à espera do maior reforço tricolor da temporada podem, finalmente, dar fim à ansiedade. O meio-campo pentacampeão Ricardinho foi apresentado, na tarde desta sexta-feira, no Fazendão.

Com contrato até o final de 2012, o meia chegou esbanjando confiança no futuro próximo do Tricolor baiano. O jogador afirmou que o Bahia não pretende lutar para fugir da zona de rebaixamento. O projeto que o conquistou prevê voos mais altos.

- O que me fez vir para cá foi o projeto do Bahia de buscar conquistas. Meu contrato é até o final de 2012 e o plano que foi apresentado é estar entre as equipes que almejam algo mais, disputar vaga numa competição sul-americana. Vamos colocar o Bahia entre os melhores – revelou Ricardinho.

Com passagens por grandes clubes, o jogador que foi duas vezes campeão mundial - uma pelo Corinthians e outra pela Seleção Brasileira – chega para resolver o meio-campo tricolor. O técnico René Simões aposta na experiência do meia como líder entre as quatro linhas, para organizar o grupo e servir bem os homens de frente. Apesar de ter sido capitão em diversos times por onde passou, Ricardinho afirmou que a liderança acontece naturalmente e fez questão de ressaltar que o importante é o espírito de equipe, não o talento individual.

- A liderança é algo natural. Alguns jogadores já têm isso naturalmente. Quanto a arrumar o meio-campo, isso é uma questão do coletivo. É preciso ter um compromisso com o coletivo. Quando o coletivo é forte, aí, sim, o individual pode decidir.

Para o novo reforço tricolor, a idade não é problema. Aos 35 anos, Ricardinho garante que seu corpo não luta contra o futebol. A idade é compensada pelo amor e dedicação à profissão.

- O importante é você se sentir bem. Cada um tem que gostar do que faz, ter motivação e isso eu tenho de sobra. Eu me sinto motivado para jogar aqui, não só por ser o Bahia, mas por outros motivos pessoais. Sempre me cuidei e tenho saúde para me manter jogando com qualidade na Série A. Espero agregar muito com experiência, mas também com os jogadores, no dia a dia. Vamos atrás de resultados, vamos trabalhar muito daqui para frente - disse.

Apesar da expectativa em torno da estreia com a camisa tricolor, Ricardinho ainda não tem em mente a data da primeira partida que vai disputar pelo novo time. O jogador está sem clube desde que foi dispensado pelo Atlético-MG, no início de abril, e pretende conversar com o técnico René Simões para saber quando poderá entrar em campo novamente.

O assunto “Atlético”, aliás, não é bem-vindo para o jogador. Ao ser questionado sobre o ex-clube, Ricardinho fez questão de mostrar que o Galo ficou para trás. O que importa agora é o Esquadrão de Aço.

- Prefiro não comentar, porque isso é passado. E também em respeito ao Bahia. O torcedor não quer saber o que eu vivi lá, quer saber o que vou viver agora.

Ricardinho completa a lista dos dez reforços contratados até o momento pelo Bahia para garantir o sucesso na Série A:

Goleiros - Marcelo Lomba e Jair
Zagueiro - Diego Jussani
Volantes - Diones e Fahel
Meias - Ricardinho e Nikão
Atacantes - Jobson e João Neto